terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Lista de motivos de devolução de cheques


O que diz a Lei

Cheque é ordem de pagamento à vista, emitida contra um banco (sacado), quando pós-datado (ou vulgarmente: pré-datado) perde a cartularidade (por isso não cabe ação de estelionato nos cheques pós-datados), seu modelo é vínculado (emissão no papel do banco - em talão ou avulso - sendo essencial ao cheque: a) a palavra "cheque" no título, b) a ordem incondicional de pagar quantia determinada, c) o nome do banco a quem a ordem é dirigida, d) data do saque ou menção de um lugar junto ao nome do emitente e) a assinatura do emitente (sacador). Considera cheque da mesma praça a coincidência entre o municipio do local do saque e a agência pagadora e deve ser apresentado em até 30 dias seguintes a sua emissão. Se fora da praça o prazo é de 60 dias. O Cheque tem implícita a cláusula "à ordem", significa dizer que se transmite mediante endosso, o endossante (beneficiário original) torna-se co-devedor do título, desde que não prescrita a ação cambiária, dai a importancia para atenção aos prazos de apresentação/protesto, (súmula 600 do STF). Durante a vigência da CPMF, o cheque permitia apenas um endosso, diferentemente das letras de câmbio, onde poderá existir uma cadeia de endossos, sendo todos os endossantes devedores solidários. Com o fim da CPMF, permite-se a prática da cadeia de endosso.

Os motivos (ou alíneas) explicam o motivo da devolução do cheque.

AlíneaMotivo da devolução.
11Insuficiência de fundos - 1ª apresentação
12Insuficiência de fundos - 2ª apresentação
13Conta encerrada
14Prática espúria
20Folha de cheque cancelada por solicitação do correntista
21Contra-ordem (ou revogação) ou oposição (ou sustação) do pagamento pelo emitente ou portador do cheque
22Divergência ou insuficiência de assinatura (só válida se houver saldo)
23Cheque emitido por entidade e órgãos da administração pública federal, direta e indireta ao portador
24Bloqueio judicial ou determinação do Banco Central do Brasil
25Cancelamento do talonário pelo Banco sacado só pode ser utilizado se o talão tiver sido extraviado antes da entrega ao cliente e o Banco tiver efetuado a ocorrência
26Inoperância temporária de transporte
27Feriado municipal não previsto
28Contra-ordem (ou revogação) ou oposição (ou sustação) ao pagamento ocasionada por furto ou roubo
29Cheque bloqueado por falta de confirmação do recebimento do talonário pelo correntista
30Cheque cancelado por furto ou roubo de malotes
31Erro formal (sem data de emissão, com mês grafado numericamente, ausência de assinatura, não registro do valor por extenso)
32Ausência ou irregularidade na aplicação do carimbo de compensação
33Divergência de endosso
34Cheque apresentado por estabelecimento bancário que não o indicado no cruzamento em preto, sem o endosso mandato
35Cheque fraudado ou emitido sem prévio controle ou responsabilidade do estabelecimento bancário (cheque individual), ou ainda com adulteração da praça sacada, ou com rasura no preenchimento
36Cheque emitido com mais de um endosso (lei 9.311/96)
37Registro inconsistente na compensação eletrônica
41Cheque apresentado a Banco que não o sacado
42Cheque não compensável na sessão ou sistema de compensação em que apresentado
43Cheque devolvido anteriormente pelas alíneas 21, 22, 23, 24, 31 e 34 não passível de reapresentação em virtude de persistir o motivo de devolução
44Cheque prescrito (quando decorridos 30 dias da data de emissão se emitido na praça onde se localiza o Banco sacado e 60 dias quando emitido em outra praça)
45Cheque emitido por entidade obrigada a realizar movimentação e utilização de recursos financeiros do Tesouro Nacional mediante ordem bancária
46CR quando o cheque correspondente não for entregue ao Banco sacado nos prazos estabelecidos
47CR com ausência ou inconsistência de dados obrigatório referente ao cheque correspondente
48Cheque acima de R$ 100,00 sem a indicação do favorecido
49Remessa nula, caracterizada pela apresentação de cheque devolvido pelas alíneas 12, 13, 14, 25, 35, 43, 44 e 45, podendo a devolução ocorrer a qualquer tempo
51Divergência no valor recebido
52Recebimento efetuado fora do prazo
53Apresentação indevida
54Ausência ou irregularidade do carimbo de compensação
55Ausência ou irregularidade da autenticação mecânica
56Transferência insuficiente para a finalidade indicada
57Divergência na indicação da agência destinatária de número da conta ou do favorecido
58Documento não compensável para crédito conta poupança
59Transferência internacional de recursos em moeda nacional, emitido sem consignar, de forma clara e destacada, a expressão "transferência internacional em reais"
60Padrão monetário não definido
61Documento não compensável, podendo sua devolução ocorrer a qualquer tempo
62Doc "D" com divergência na identificação do nº de CGC/CIC ou sem identificação do tipo de conta debitada ou creditada. - Obs.: aplicam-se ao documento de transferência Doc 'D' os motivos de devolução 57 e 58 já existentes
63Registro inconsistente
64Arquivo lógico não processado ou processado parcialmente.
71Inadimplemento contratual da cooperativa de crédito no acordo de compensação.
72Contrato de compensação encerrado (cooperativas de crédito).

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Descarte correto de lâmpadas fluorescentes

PENSANDO GLOBALMENTE, AGINDO LOCALMENTE

Legar às gerações futuras, um mundo mais saudável e menos poluído é um dos maiores desafios da sociedade contemporânea, e um dos princípios que norteiam as atividades da Naturalis Brasil, empresa especializada na descontaminação de lâmpadas fluorescentes.

Dentre as suas diversas atividades, a Naturalis Brasil atua na busca de alternativas que colaborem para que empresas e instituições ecologicamente consciente possam dar um destino seguro a seus resíduos, e um dos maiores exemplos deste esforço é o seu exclusivo sistema de descontaminação de lâmpadas fluorescentes, a "Operação Papa Lâmpadas in Company".

Para a Naturalis Brasil, somente com a harmonização entre as atividades humana e a preservação da biodiversidade é que poderemos garantir a sobrevivência da humanidade e a qualidade de vida de seus habitantes.

Como Funciona


A “Operação Papa Lâmpadas in Company” consiste em transformar a lâmpada fluorescente contendo mercúrio, um produto perigoso da classe I, em resíduo não perigoso da classe II.

Para que esse processo seja realizado, utilizamos um equipamento denominado “Papa-Lâmpadas” que consiste em um tambor metálico com capacidade de 200L., cuja base superior é a tampa que o sela. Esta base/tampa possui um vinco arredondado em toda sua circunferência com um anel de borracha que se apóia sobre a borda do tambor e o veda.


Sobre essa base/tampa, temos um tubo múltiplo de alimentação por onde se introduz a lâmpada, um motor elétrico que opera em posição invertida, com o eixo para dentro do tambor cerca de 10 cm da tampa em cuja extremidade há uma roldana ou catraca contendo 3 tiras de corrente com cerca de 15 cm de comprimento que tem por finalidade quebrar a lâmpada quando esta ultrapassa a base/tampa para dentro do tambor. Ao ser quebrada a lâmpada, os materiais pesados que a constitui, tais como o vidro e o alumínio, se depositam no fundo do tambor; Já o pó de fósforo, as micro-partículas de vidro e o vapor de mercúrio ficam em suspensão dentro desse tambor, sendo sugadas através de um tubo coletor diretamente ligado a uma unidade aspiradora externa devidamente blindada, que tem em seu interior 2 filtros especiais à base de celulose cujo objetivo é coletar o pó de fósforo e as micro partículas de vidro e permitir que o vapor de mercúrio viaje através de todo seu interior soprando-o para um container metálico constituindo um filtro à base de carvão ativado, carvão esse que adsorve o mercúrio e libera na atmosfera através de uma tela micro-furada apenas ar já descontaminado. 


O “Papa Lâmpadas” processa todos os tipos/modelos de lâmpadas fluorescentes contendo mercúrio, assim como também as incandescentes.


Cada componente do equipamento tem capacidade/validade pré-determinada para total segurança do sistema. O tambor metálico tem capacidade para uma média de 850/900 lâmpadas trituradas. Já os filtros têm capacidades distintas: os primários têm capacidade para filtrarem o conteúdo de um tambor, ou seja, aproximadamente 850/900 lâmpadas, os secundários para filtrarem o conteúdo de 10 tambores, ou 8.500/9.000 lâmpadas e o container filtro de carvão ativado têm capacidade para mais de 500.000 lâmpadas ou validade de 2 anos, o que ocorrer primeiro.


O carvão ativado, depois de saturado é levado para uma câmara de alta temperatura onde, sofrendo a ação da temperatura, o mercúrio novamente se vaporiza e é então coletado por dutos dentro da câmara, resfriado, voltando ao seu estado metálico, e novamente utilizado como matéria prima nas aplicações próprias do mercúrio.


A Naturalis Brasil oferece sua “Operação Papa Lâmpadas in Company”, a várias cidades no país por intermédio de seus “Concessionários Autorizados de Serviços”. Consulte nosso site para saber mais: www.naturalisbrasil.com.br

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Faça uma escolha positiva descarte corretamente pilhas e baterias

Em março de 2010, foi lançado o programa Ciclo Sustentável Philips, onde você, consumidor, retorna o produto para descarte, fechando um ciclo responsável e auxiliando no descarte adequado de eletroeletrônicos.

Porque não descartar suas pilhas e baterias exauridas, ou produtos que as contenham, no lixo comum?

As pilhas e baterias são compostas por diversos materiais (como os metais) que garantem sua funcionalidade, como lítio, níquel, cobre, zinco, mercúrio, cádmio e chumbo. Esses componentes podem ser nocivos ao entrar em contato com o meio ambiente, contaminando solo, água e, consequentemente, as pessoas. Hoje, com o avanço tecnológico, as pilhas e baterias de procedência reconhecida possuem baixos níveis de metais nocivos, ou muitas vezes só existem traços desses metais. Mesmo assim, é muito importante que as pilhas e baterias usadas não sejam descartadas no lixo doméstico, e sim encaminhadas à destinação ambientalmente adequada. O consumidor tem um papel muito importante nesse Ciclo, ao devolver as pilhas e baterias que não mais utiliza.

Como participar?

Leve a um posto credenciado todas as pilhas e baterias usadas ou inservíveis ou os aparelhos eletrônicos Philips que possuam pilhas e baterias em seu interior, após seu fim de vida.

O que mais posso fazer?

Além de participar do programa ciclo sustentável você pode praticar a sustentabilidade diariamente. Torne-se um agente multiplicador. Passe essa idéia adiante! Mostre às pessoas de seu relacionamento que é possível dar um destino ambientalmente correto às pilhas, baterias e aos aparelhos eletroeletrônicos que as utilizem.

Parceiros

A Philips participa, também, do programa de coleta de Pilhas e Baterias da ABINEE - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica. Para saber mais sobre os pontos de coleta de nossos parceiros e encontrar o ponto mais próximo de você, acesse o site www.gmcons.com.br.

COLETA NACIONAL


São 88 pontos Philips de coleta de pilhas e baterias, de todas as marcas, pelo país:
  • Banco Santander - Papa Pilhas
  • Drogaria São Paulo - Nacional
  • Sony
  • Siemens
  • Nokia
  • Motorola
  • TIM
  • Claro
  • Vivo
  • Mundo Verde

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Toda empresa precisa de um capital de giro para existir

O Capital da empresa pode ser Próprio ou de Terceiros. Ele é próprio quando sua origem é dos sócios, dos lucros, etc. Ele é de Terceiros quando sua origem é estranha à empresa e neste caso pode ser por empréstimos, financiamentos, fornecedores, etc.

O Capital de Giro corresponde a uma parte do Capital Social aplicado na empresa. São aqueles recursos aplicados em ativos e que estão em constante giro dentro da empresa, proporcionando transformações no patrimônio da empresa constantemente. O Capital de Giro da empresa é formado pelo Ativo Circulante e pelo Passivo Circulante. Segundo Gitman (1984:279), a administração do capital de giro abrange a administração das contas circulantes da empresa, incluindo ativos circulantes e passivos circulantes. Como o próprio nome diz, está sempre circulando. O Capital de Giro Líquido será o Ativo Circulante menos as dívidas que a empresa tem de curto prazo, que neste caso a chamaremos de Passivo Circulante. 
 
O ideal é que sempre este resultado seja positivo, neste caso a empresa estará trabalhando com recursos próprios para girar suas operações. Quando o resultado é negativo, a empresa está trabalhando com recursos de terceiros para girar as operações. neste caso as dívidas superam o Ativo Circulante e a tendência é que aumente cada vez mais.

Fonte: RAMOS, Marcus Vinícius Madruga


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Natal chegando planeje o seu estoque

Uma gestão eficaz do seu estoque ajudará você a otimizar suas vendas. 


O que é uma gestão eficaz?

  • Satisfazer as expectativas dos clientes sobre a disponibilidade do produto.
  • Maximizar os lucros ou minimizar o investimento total no estoque.
  • Monitorar o estoque.
  • Ter quantidades suficientes para cumprir com envios imediatos aos compradores.

O que você deve evitar?

  • Excesso ou a falta de um ou mais produtos.
  • Dificuldade em encontrar o produto no local de armazenamento.
  • Anunciar um produto que não tenha em estoque para envio imediato.

Como fazer um bom planejamento?

  • Conheça os tipo de produtos e suas quantidades.
  • Organize estrategicamente os produtos para facilitar o envio.
  • Tenha estoque suficiente para atender as vendas de uma semana ou mês.
  • Pause seus anúncios quando estiver sem estoque. Isso evita insatisfação de seus clientes e impacto negativo em sua reputação.
  • Escolha fornecedores profissionais e confiáveis.
  • Fique ligado em datas comemorativas com grande apelo comercial como o dia das Mães, dia das Crianças e Natal pois a procura por diversos produtos aumenta muito nesta época. Se você não estiver preparado póderá perder vendas e clientes.
  • Armaze mais produtos com maior demanda para minizar os custos de novos pedidos.
Administrar bem o estoque é fator essencial para o sucesso de seu negocio. Fique atento! 

Fonte: Mercado Livre

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Por que os Correios exigem dimensões mínimas para encomendas?

No fluxo de tratamento, as encomendas passam por máquinas especiais. Aquelas muito pequenas podem ter o endereço não lido ou não tratados pela máquina de triagem e por isso é necessário padronizar.  É importante lembrar que toda encomenda deverá ser acondicionada pelo remetente em embalagem que resista ao peso, à forma e à natureza do conteúdo. Na tabela abaixo os limites de dimensões para todos serviços, tanto PAC como SEDEX:



O limite de peso continua de 30 Kg tanto para o PAC quanto para os serviços da família SEDEX, com exceção apenas do SEDEX Hoje, que é de 10 Kg. Para o PAC há outros limites por conta da possibilidade de envio agrupado, para clientes com contrato, a saber: 50 kg (remessa individual em âmbito estadual) e 600 kg (remessa agrupada em âmbito nacional).

Além das especificações acima, não será admitida postagem de encomenda PAC acondicionada em envelope, com exceção do envelope bolha ou outro confeccionado em material resistente a impacto, para remessa de mercadorias de pequeno volume e peso tais como: DVD, CD, Placas eletrônicas ou assemelhados.

Fonte: Correios

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Gerência Financeira Pessoal

"A felicidade não depende daquilo que nos falta, mas do bom uso do que nós temos."

Thomas Hardy



O ser humano como um ser integral, possui várias necessidades que precisam ser supridas basicamente.

As principais são:

· Ter uma família e um relacionamento emocionalmente equilibrado;
· Ter uma vida saudável e produtiva;
· Estabelecer-se e realizar-se profissionalmente e socialmente;
· Adquirir mais conhecimento e sabedoria;


Quando há a deficiência de um (ou a completa inexistência) destes itens, o padrão de vida desta pessoa tende a cair e a sua produtividade normalmente diminui.

Em contrapartida é preciso que você aprenda a tomar decisões financeiras para que haja uma grande melhora no crescimento pessoal, espiritual e profissional neste vasto assunto, além de ter um substancial aumento na qualidade de vida.

Profundas transformações de natureza estrutural e conjuntural modificam continuadamente o quadro das relações sociais do mundo contemporâneo e novos parâmetros e avaliações passam a controlar a postura dos cidadãos e das instituições, destacando-se quesitos como autonomia, interdependência, transparência e
cobrança social.

As competências financeiras permitem a cada pessoa elevar a sua qualidade e padrão de vida, destacando-se o aprendizado e melhora nas decisões com relação a gastos, poupança e créditos.

sábado, 8 de outubro de 2011

Sites de compras coletivas crescem e hoje são mais acessados por homens

Mais da metade dos internautas brasileiros acessam sites de compras coletiva e gastam, em média, R$ 110 por mês.

Raking dos produtos mais comprados em sites de compra coletiva

Hoje, os homens respondem por 54,8% e as mulheres por 45,2%, o que foi conseguido por causa da grande variedade de produtos e serviços oferecidos.



Os usuários de sites de compras coletivas são mais impulsivos que os internautas em geral.

Fonte: Ibope.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Curva ABC – o que é, como e porque fazer e usar

O nome – Curva ABC – é para lembrar, ressaltar que ABC são as três letras que estão na frente de todo o alfabeto. É uma analogia, para nos lembrar que o mais importante deve ser visto primeiro.

Numa definição simples, Curva ABC é um recurso para identificar os itens mais importantes a considerar dentro de uma quantidade geralmente grande de itens.

A Curva ABC, também conhecida como Classificação ABC, ou Lei de Paretto (“primo rico do Murphy”), nada mais é que a constatação de que a maioria das coisas que ocorrem “livremente” (preços de mercado, tamanhos de arquivos, tempos de espera), quando colocada num gráfico, com uma classificação de valores (do maior para o menor, por exemplo), segue uma distribuição de ocorrência.

O ponto-chave da Curva ABC é ver – constatar – que as maiores parcelas do VALOR (acumulado) correspondem às menores parcelas da QUANTIDADE. Tem-se em média 35% do valor total para apenas 20% do total de itens. Os próximos 30% dos itens acumulam 75% do valor, e os últimos 50% correspondem a 25% do valor. Os 30% finais da quantidade correspondem a apenas 10% do valor total.
Chamamos de A os itens de maior valor, de B os de valor intermediário e C o restante – A B C.

Na prática, nos casos mais comuns, por motivos diversos, a distribuição costuma ser bem desuniforme. Exemplos: distribuição de renda, valor de itens de estoque, qualidade de fornecedores, despesas, custos, tamanhos de mensagens eletrônicas, etc.

E quanto mais desuniforme a distribuição, mais se acentua a Curva ABC. Mais interessante e vantajosa se torna a sua aplicação.

Nesses casos a Curva ABC fica como na figura abaixo, sendo comum ter-se em torno de 65% do valor total para apenas 20% do total de itens! Ou 50% para 10%! Ou 30% para 5%!!


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Impostos Saiba o que são, conceito, lista de impostos no Brasil



Brasil: carga de impostos elevada

Definição

Impostos são valores pagos, realizados em moeda nacional (no caso do Brasil em reais), por pessoas físicas e jurídicas (empresas). O valor é arrecadado pelo Estado (governos municipal, estadual e federal) e servem para custear os gastos públicos com saúde, segurança, educação, transporte, cultura, pagamentos de salários de funcionários públicos, etc. O dinheiro arrecadado com impostos também é usado para investimentos em obras públicas (hospitais, rodovias, hidrelétricas, portos, universidades, etc). 

Os impostos incidem sobre a renda (salários, lucros, ganhos de capital) e patrimônio (terrenos, casas, carros, etc) das pessoas físicas e jurídicas.

A utilização do dinheiro proveniente da arrecadação de  impostos não é vinculada a gastos específicos. O governo, com a aprovação do legislativo, é quem define o destino dos valores, através do orçamento.

O Brasil tem uma das cargas tributárias mais elevadas do mundo. Atualmente, ela corresponde a, aproximadamente, 37% do PIB (Produto Interno Bruto).

Lista dos principais impostos cobrados no Brasil são:

Federais

- IR (Imposto de Renda) - Imposto sobre a renda de qualquer natureza. No caso de salários, este imposto é descontado direto na fonte.
- IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados.
- IOF - Imposto sobre Operações Financeiras (Crédito, Operações de Câmbio e Seguro ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários).
- ITR - Imposto Territorial Rural (aplicado em propriedades rurais).

Estaduais

- ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
- IPVA - Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (carros, motos, caminhões)

Municipais

- IPTU - Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (sobre terrenos, apartamentos, casas, prédios comerciais)
- ITBI - Imposto sobre Transmissão Inter Vivos de Bens e Imóveis e de Direitos Reais a eles relativos
- ISS - Impostos Sobre Serviços.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

O que é Análise SWOT?

A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usado como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.




A Análise SWOT é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A técnica é creditada a Albert Humphrey, que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações.

 
 
 
Diagrama SWOT
 
O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Não há registros precisos sobre a origem desse tipo de análise, segundo PÚBLIO (2008) a análise SWOT foi criada por dois professores da Harvard Business School: Kenneth Andrews e Roland Christensen. Por outro lado, TARAPANOFF (2001:209) indica que a idéia da análise SWOT já era utilizada há mais de três mil anos quando cita em uma epígrafe um conselho de Sun Tzu: "Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças " (SUN TZU, 500 a.C.) Apesar de bastante divulgada e citada por autores, é difícil encontrar uma literatura que aborde diretamente esse tema.
O caminho mais indicado para entender o conceito da análise SWOT é buscar diretamente sua fonte: The concept of corporate strategy, do próprio Kenneth Andrews. Porém, uma leitura superficial dessa fonte frustra os mais afoitos por definições precisas e modelos práticos, pois o autor não faz nenhuma referência direta à análise SWOT em todo seu livro.

Objetivos e vantagens da análise SWOT

Objetivos

  • Efetuar uma síntese das análises internas e externas;
  • Identificar elementos chave para a gestão da empresa, o que implica estabelecer prioridades de actuação;
  • Preparar opções estratégicas: Riscos/Problemas a resolver.

Vantagens/Oportunidades

  • Realizar previsão de vendas em articulação com as condições de mercado e capacidades da empresa

Aplicação prática

Análise SWOT
Estas análise de cenário se divide em:
ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Principais aspectos, que diferencia a empresa dos seus concorrentes (decisões e níveis de performance que se pode gerir).
ambiente externo (Oportunidades e Ameaças)- Corresponde às perspectivas de evolução de mercado; Factores provenientes de mercado e meio envolvente (decisões e circunstâncias externas ao poder de decisão da empresa). As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e se relacionam, quase sempre, a fatores internos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos.

Ambiente Interno
Strenghts - Vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes.

Weaknesses - Desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes.
Ambiente Externo

Opportunities - Aspectos positivos da envolvente com potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa.

Threats - Aspectos negativos da envolvente com potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa.

O ambiente interno pode ser controlado pelos dirigentes da empresa, uma vez que ele é resultado das estratégias de atuação definidas pelos próprios membros da organização. Desta forma, durante a análise, quando for percebido um ponto forte, ele deve ser ressaltado ao máximo; e quando for percebido um ponto fraco, a organização deve agir para controlá-lo ou, pelo menos, minimizar seu efeito.

Já o ambiente externo está totalmente fora do controle da organização. Mas, apesar de não poder controlá-lo, a empresa deve conhecê-lo e monitorá-lo com freqüência de forma a aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças. Evitar ameaças nem sempre é possível, no entanto pode-se fazer um planejamento para enfrentá-las, minimizando seus efeitos.

A combinação destes dois ambientes, interno e externo, e das suas variáveis, Forças e Fraquezas; Oportunidades e Ameaças. Vão facilitar a análise e a procura para tomada de decisões na definição das estratégias de negócios da empresa.

Forças e Oportunidades - Tirar o máximo partido dos pontos fortes para aproveitar ao máximo as oportunidades detectadas.

Forças e Ameaças - Tirar o máximo partido dos pontos fortes para minimizar os efeitos das ameaças detectadas.

Fraquezas e Oportunidades - Desenvolver estratégias que minimizem os efeitos negativos dos pontos fracos e que em simultâneo aproveitem as oportunidades detectadas.

Fraquezas e Ameaças - As estratégias a adoptar devem minimizar ou ultrapassar os pontos fracos e, tanto quanto possível, fazer face às ameaças.

Como podemos verificar a matriz SWOT ajuda a empresa na tomada de decisão ao nível de poder maximizar as oportunidades do ambiente em torno dos pontos fortes da empresa e minimizar os pontos fracos e redução dos efeitos dos pontos fracos das ameaças.
Devendo esta análise ser complementada com um quadro que ajude a identificar qual o impacto (elevado, médio e fraco) que os factores podem ter no negócio e qual a tendência (melhorar, manter e piorar) futura que estes factores têm no negócio.

A Matriz SWOT deve ser utilizada entre o diagnóstico e a formulação estratégica propriamente dita.[carece de fontes?]

A aplicação da Análise SWOT num processo de planejamento pode representar um impulso para a mudança cultural da organização.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Como posso trocar a tela de meu notebook?

Informações passo a passo sobre a maioria dos Notebooks:
Normalmente, trocar a tela de seu Notebook é muito simples. Estes passos mostram o processo de remoção da tela, uma vez removida, a tela, basta seguir os passos ao inverso para instalar a sua nova tela.
Preparação: Antes de fazer qualquer tipo de manutenção em seu  Notebook, VOCÊ DEVE desligar o Laptop, desplugar a sua fonte e remover a bateria. Você precisará também das seguintes ferramentas:
  • 1 Chave Phillips pequena.
  • 1 Objeto afiado ( como uma navalha ). 



Primeiro Passo: Parafusos da Máscara & coberturas.

A maioria dos Notebooks têm uma cobertura plástica ou de borracha. Remova essas coberturas dos parafusos com uma lâmina ou navalha. Remova os parafusos abaixo das coberturas.


Segundo Passo: Remova a mascara plástica.

Use seus dedos para chegar até o meio, entre a máscara plástica e a tela. Comece por um dos cantos ou pela lateral e suavemente trabalhe à volta do perímetro da tela. Se ,em algum ponto a mascara não soltar,  verifique cuidadosamente, pois pode haver parafusos escondidos.


 
Diagrama1: Como se parece:

É assim que seu Notebook fica quando a máscara é removida. A tela, o inversor e, possivelmente, mais parafusos estão, agora, visíveis.

Terceiro Passo: Parafusos da Máscara traseira

Se seu notebook tiver parafusos de segurança na parte traseira da tampa, remova-os. Então você pode mover as presilhas, segurando a tela no lugar.
 
(por outro ângulo)

Enquanto estiver removendo sua tela, seja cuidadoso em guardar os parafusos em um lugar seguro, e em que lugar cada parafuso fica.

Quarto passo: Presilhas Laterais

O próximo passo é remover os parafusos das presilhas que seguram a tela no lugar.  Deve haver pelo menos dois em cada lado da tela.
 
(por outro ângulo)

Uma vez que a tela esteja livre das presilhas. , você pode, então, deitá-la, cuidadosamente, em cima do telado.
 
 Diagrama 2: Como se parece

Esta imagem mostra  o notebook livre da máscara traseira e das presilhas. Agora o cabo de vídeo e o inverter estão visíveis.
 
Quinto passo: Vídeo / Cabo de dados

Agora, remova o cabo de vídeo de trás da tela. Remova qualquer fita que possa estar segurando o cabo de vídeo no lugar. Pode haver também, fita adesiva na parte de baixo da tela segurando o cabo de vídeo no lugar.  

Sexto passo: Inverter

 Em seguida remova o plug do inverter pela parte da placa. O plug do inverter, simplesmente irá soltar de sua placa. Em alguns casos você pode precisar de um alicate de ponta fina para remover o plug. Isso irá soltar a tela do notebook.
 
Diagrama 3: Como se parece

     
Esta imagem mostra a tela, completamente, removida do notebook. Você pode notar que o inverter e o cabo de vídeo estão desconectados da tela. Agora você pode começar a instalar a sua nova tela. Siga estas instruções ao inverso pra instalar, devidamente a sua nova tela. 
Dica de Pedido: Poupe tempo e dinheiro fazendo seu pedido ao fornecedor através do Part Number.

 É, verdadeiramente, uma excelente idéia, remover a tela de seu notebook antes de fazer o pedido de sua nova tela ao fabricante e/ou fornecedor. Pois desta forma você tem acesso ao P/N da tela, o que facilita a compra. Normalmente, este P/N vem em uma etiqueta na parte traseira da tela, juntamente com um código de barras. Pode possuir um combinado de letras e números. 

Como fazer um upgrade em seu notebook.

Não é tão simples quanto mexer em um desktop, mas os resultados são ótimos.

Atualizar os componentes de um desktop é uma prática comum entre muitos usuários. Esse processo é incentivado até pela facilidade: um pouquinho de prática e conhecimento bastam para abrir um desktop e substituir um componente.
Já quando se trata de notebooks, os usuários pensam em substituir um computador quando ele apresenta sinais de “velhice”. No entanto, é possível atualizar um laptop da mesma maneira que se faz com um desktop, ou seja, substituindo componentes de hardware. É fato que mexer no interior de um notebook envolve muito mais paciência, mas os benefícios de um upgrade são muitos.
Neste tutorial, vamos mostrar alguns componentes que podem ser atualizados (e que, quando atualizados, melhoram bastante o desempenho da máquina) e como fazer para trocá-los.
Cuidados iniciais
Lembre-se: se você não sabe como abrir um notebook e como mexer nos componentes, não arrisque e procure assistência profissional. É importante deixar claro que muitos upgrades aqui mostrados podem invalidar a garantia do seu aparelho.
Desligue o notebook da tomada e retire a bateria para evitar danos causados por eletricidade. É necessário usar um jogo de chaves de fenda com diferentes cabeças (Philips na maioria).
Tenha extrema atenção para deixar tudo igualzinho depois, da mesmíssima maneira que foi encontrado. Isso inclui parafusos e fios.
Este tutorial não tem condições de lhe explicar com precisão onde tirar um componente e onde colocar outro, pois os modelos variam bastante. Guie-se pelas características gerais de cada atualização. Dica: consulte o manual do seu aparelho para saber onde fica cada componente.



Memória RAM
A memória RAM é um dos primeiros “alvos” de qualquer melhoria em um computador. em poucos minutos você pode trocar este componente em um notebook. Antes de mais nada, saiba qual o tipo de módulo que o notebook utiliza. Diversos softwares podem lhe dar esta informação.
A maioria dos computadores portáteis tem um painel na parte de baixo que contém os slots para encaixar a memória RAM. Este painel é identificado com a letra “M” ou uma imagem que indique um chip de RAM. Para abri-lo, desparafuse-o (geralmente um parafuso é necessário, mas alguns modelos usam mais).
Alguns modelos ainda exigem que o teclado seja removido. Neste caso, remova as juntas da capa do laptop alavancando o plástico e solte o teclado, retirando os dois parafusos que o prendem, levante-o e desplugue o conector.
Remova a memória RAM antiga com cuidado, puxando os clips de metal em cada um. Eles deverão saltar e você poderá puxá-los para fora, sempre com cuidado. Coloque sua nova memória da mesma maneira, encaixando-a e pressionando-a para baixo. Os clips deverão prendê-la automaticamente. Coloque tudo no lugar, ligue o notebook. Ele deverá reconhecer automaticamente o novo componente.


Disco rígido
Geralmente o HD de um laptop fica na lateral, mas alguns modelos o guardam na parte de baixo. Desparafuse e puxe o componente para fora. Alguns são envoltos por um compartimento que deve ser removido. Neste caso, remova os parafusos que mantém o drive prenso a ele e solte o drive. Coloque o novo disco em seu lugar e substitua todos os parafusos na ordem inversa.
Um detalhe importante na troca de um disco rígido é como você vai fazer o backup. Se você quer manter os dados do disco antigo, uma dica é o CloneZilla. No entanto, se você não quer manter seus arquivos, basta trocar o disco, instalar um sistema e começar a usá-lo.


Leitor de CD/DVD
Este é um processo simples até para quem não tem muito contato com notebooks. Alguns modelos simplificam a retirada deste componente com um mecanismo simples de ejeção. Caso contrário, basta desparafusar o drive (geralmente um parafuso o prende).
Lembre-se sempre que componentes para notebooks são muito específicos e você deve pesquisar dispositivos compatíveis com o seu modelo de computador. Para minimizar o risco de erros, compre componentes do fabricante original e certifique-se de utilizar os drivers atualizados e corretos.



Bluetooth
Novamente, atente para o fabricante do seu cartão. Compre um módulo adequado e compatível com o modelo do seu notebook. A localização de um conector para Bluetooth pode variar. Alguns ficam próximos à bateria, outros ficam próximos do slot para cartão e outros ficam embaixo do teclado, protegidos por uma pequena porta.
Abra esta porta, veja se os fios saem com facilidade, retire-os com cuidado e conecte o módulo de Bluetooth.
Cartão wireless
Geralmente, o cartão wireless fica no mesmo painel da memória RAM. Antes de mais nada, é necessário se certificar sobre o padrão usado pelo seu notebook (que pode ser Mini PCI ou Mini PCI Express). O padrão Mini PCI utiliza apenas um jogo de conectores enquanto o padrão Express tem dois jogos separados.
Pesquise bastante sobre o seu cartão antes de comprar um. Este upgrade não é garantido, pois os quesitos de compatibilidade são complexos. A única garantia é recorrer ao fabricante do seu computador.
Após localizar a entrada de wireless, remova-o desconectando os fios (um preto e outro branco) pelos conectores. NÃO puxe os fios, pois eles são sensíveis. Puxe as duas fitas que o seguram e depois puxe-o para fora. Coloque o novo cartão e re-encaixe as antenas apertando os conectores exatamente nos plugs.
Esperamos que você aproveite este guia, seja para trocar os componentes ou somente para se manter informado sobre o que você pode fazer. Novamente recomendados que você, caso não tenha conhecimento, tome cuidado na hora de mexer nestes componentes. Consulte um especialista ou entre em contato com o fabricante do seu notebook.

Como desativar o touchpad do seu notebook

Se você faz questão de usar o mouse, então vale a pena desativar o touchpad.

O touch pad – ou seja, a área sensível ao toque presente em notebooks – é motivo de discussão entre os usuários. Alguns se sentem muito bem e não deixam de usá-lo, enquanto outros o abominam e fazem questão de usar mouses convencionais.
No entanto, estes últimos usuários ainda enfrentam algumas inconveniências. Por exemplo: ao digitar um texto, pode acontecer de passar pelo touch pad e mover o cursor ou clicar em algo involuntariamente, prejudicando o trabalho. Já outros usuários enfrentam problemas de desconforto e falta de costume.
Seja qual for o problema, é fácil desativar o touch pad do seu notebook. Em muitos casos, o próprio notebook dispõe de um botão para desligar este componente. Dê uma boa olhada no seu computador ou no manual dele em busca de orientação neste sentido.


Caso não haja tal botão, a solução é desativar o touchpad via Windows, e isso pode ser feito de duas maneiras. Primeiro, procure por algum programa especial que controle o dispositivo. Acesse o controlador do seu notebook para isso. Cada marca e modelo oferecem diferentes softwares controladores. Depois de localizado, não deve ser difícil desativar o dispositivo.
A segunda maneira (e esta não depende de nenhum programa), é o utilizar o Painel de Controle (Iniciar – Configurações - Painel de Controle). Dê um duplo clique em “Sistema”. Clique sobre a aba “Hardware” e clique no botão “Gerenciador de Dispositivos”.
Onde aparece “Mouse e outros dispositivos apontadores”, clique em “+” para expandir esta opção. Você deverá ver dois mouses listados: o touch pad e o mouse externo. Clique com o botão direito sobre o touch pad e selecione a opção “Desinstalar”.


Este procedimento pode ser revertido facilmente, bastando seguir estes mesmos passos e clicar em “Instalar” neste último passo.
Pronto, agora você pode facilmente desabilitar o touch pad de seu notebook e evitar erros involuntários

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Como aumentar a vida útil da bateria !

Para um melhor desempenho e utilização da sua bateria, por gentileza, procure seguir os seguintes passos:
Carregar e/ou descarregar, totalmente, a bateria. 

Para descarregar a bateria você deve ir:

  • Menu Inciar
  • Painel de Controle
  • Opções de Energia.
  • Esquemas de Energia

Escolha a opção “Fonte de Energia Otimizada” e selecione:

  • Desligar o monitorà NUNCA
  • Desligar ou desabilitar o HDDà NUNCA
  • Deixar a máquina no sistema “Stand by”-à NUNCA
  • Deixar a máquina no sistema de “Hibernação” à NUNCA
  
E por último descarregue, totalmente, a bateria para iniciar a carga. O tempo de carga deve ser, para baterias novas, de 08 (oito) horas ininterruptas. Por três vezes.
O aviso de bateria baixa deve estar selecionado em 3%. As demais cargas devem ser de 04 (quatro) horas.


Home Page: http://helpvendasbrasil.mercadoshops.com.br/
Contato: (79) 9134-5982 (TIM) ou (79) 9982-2763 (Vivo)
Chat Online msn: helpdeskaracaju@hotmail.com / borussia06@hotmail.com
Skype: aphelpdeskinfo
email: bvb06@yahoo.com.br

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Engenharia de Petróleo

Pós-Graduação Lato Sensu
Pós-Graduação em Engenharia de Petróleo
Coordenador Pedagógico
Área 1 FTE
Coordenador Técnico
Eng. Ivaldo Mesquita Ferreira
Apresentação
Reconhecida no segmento das instituições de ensino superior, como a maior faculdade particular de engenharia da Bahia, a Faculdade ÁREA1FTE fundada há seis anos, vem se destacando pelo apoio dado a eventos na área de tecnologia. Sendo a pioneira e única em especializar-se em cursos de Engenharia, os avanços da Faculdade AREA1FTE refletem o trabalho de uma equipe altamente qualificada que cresce apaixonada por tecnologia. Além dos cursos de Graduação, são oferecidos diversos cursos de extensão universitária e inovadores Programas de Pós-graduação. A partir deste intuito uniu-se a Wellcon para desenvolver o programa de pós-graduação em Engenharia de Petróleo. A Wellcon é uma empresa especializada em treinamento e consultoria em controle de poços, com sistema de gerenciamento integrado nas NBR ISSO 9001, NBR ISSO 14001 e OHSAS 18001, que desenvolveu o seu próprio simulador para atender às prerrogativas de água ultra profunda, totalmente interativo com o operador. Ela está comprometida com o desenvolvimento tecnológico para propiciar a confiança necessária ao profissional para enfrentar as situações operacionais críticas, com segurança e tranqüilidade, preservando a integridade física das pessoas e do meio ambiente.

Objetivo
Formar mão-de-obra local qualificada, treinada em operação de campos de petróleo e gás natural, para atuar nas pequenas, medias empresas e operadoras em processo de desenvolvimento nas bacias terrestres e marítimas de todo o Brasil.
Público-alvo
Engenheiros, geólogos ou profissionais graduados em áreas afins que já atuam ou tenham interesse em atuar na área de petróleo.
Carga Horária
A carga horária total do curso será de 600 (seiscentas horas/aula) das quais 120h serão de práticas.
Período e Periodicidade
O curso será desenvolvido no período de Agosto/2008 a Dezembro/2009, com aulas quinzenais às sextas-feiras (18h30 às 22h30) e aos sábados ( 8h às 12h e 14h às 18h).
O Curso tem duração de 15 meses para conclusão das disciplinas e mais 02 a 03 meses para o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), total 18 meses.

Disciplinas/Carga Horária
I CICLO BÁSICO - 64h
1.1 Introdução a Geociências
1.2 Introdução a Exploração Petrolífera
13 Seminário de Projetos I
II - CICLO ESPECÍFICO I - 250h
2.1 Engenharia de Poço I
2.1.1 Equipamentos de Perfuração e Completação de Poços
2.1.2 Equipamentos e Operações de Completação de Poço
2.2 Engenharia de Reservatório I
2.3 Engenharia de Produção I
2.4. Gestão Ambiental de Exploração
2.5 Seminário de Projetos II
III - CICLO ESPECÍFICO II - 266h
3.1 Engenharia de Poço II
3.1.1 Manutenção dos Equipamentos de Poços
3.1.2 Automação e Controle de Processos
3.1.3 Controle de Poços (Perfuração e Produção)
3.2 Engenharia de Reservatórios II
3.3 Engenharia de Produção II
3.4 Tópicos Especiais em Engenharia de Petróleo
3.5 Projeto III (Estágio/Monografia)
IV PALESTRAS / PAINÉIS - 20 h
4.1 Bacias Maduras e Perspectivas para o Futuro
4.2 Uso de Gás Natural e Perspectiva para o Futuro
4.3 Meio Ambiente e Gás Natural
4.4 Regulação em Petróleo (Painel)
4.5 Campo Escola / Bacia Escola
TOTAL GERAL 600 horas/aula
Investimento:
Inscrição: R$ 500,00 (quinhentos reais)
Mensalidade: 17 X R$ 500,00
Total: R$ 9.000,00 (nove mil reais)
(18 parcelas de quinhentos reais)
Critério de Seleção:
Análise de Curriculum Vitae.
Documentos para Inscrição:
Para efetuar sua inscrição você poderá nos enviar os documentos solicitados abaixo por e-mail ou fax (79)3211-7079.
Ficha de Inscrição, Cópia de RG e CPF;
Diploma de graduação, Curriculum Vitae e 2 fotos 3X4.

Locais de Inscrição e Realização:
Wellcon : Rua Vereador João Calazans, 317. 13 de Julho. Aracaju - SE
Fone/fax: (79) 3211-7079 Fone: (79) 3211-4821
Site: www.wellcon.com.br E-mail: engpetro@wellcon.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
REALIZAÇÃO
WELLCON TREINAMENTO E CONSULTORIA LTDA - www.wellcon.com.br
ÁREA1FTE - www.area1fte.com.br

Cursos de Controle de Poços

Treinamento e Consultoria Ltda.
  • Tipo: Drilling, Workover e Combinado(D&WO)
  • Níveis: Introdutório, Fundamental e Supervisão
  • Local: Todo o mundo
 

  • Tipo: Drilling, Workover e Combinado(D&WO)
  • Níveis: Assistente e Supervisor
  • Local:
    Brasil: Macaé e Aracaju
    Demais países: Onde houver Invigilator 
     
     
     
     

Simulador
Características:
- Águas Ultra profundas
- LMRP 2 Anulares
- BOP Stack 5 Gavetas
- Operações de Perfuração , Completação e Intervenção
- Teste de absorção
- Hang Off
- Pistoneio
- Circulação Reversa
- Coluna c/Float valve
- Teste de Formação

Métodos de Controle
- Método do Sondador
- Método do Engenheiro
- Método Concorrente
- Métodos Volumétrico: Estático e Dinâmico
- Método Misto: Volumétrico + Sondador
- Bullheading
- Stripping: Estático e Dinâmico


Home Page: http://helpvendasbrasil.mercadoshops.com.br/
Contato: (79) 9134-5982 (TIM) ou 9982-2763 (Vivo)
Chat Online msn: helpdeskaracaju@hotmail.com / borussia06@hotmail.com
Skype: aphelpdeskinfo
email: bvb06@yahoo.com.br

quinta-feira, 31 de março de 2011

Mouse Pad Ergonomico - Wellcon


Envie seu e-mail bvb06@yahoo.com.br e faça seu Orçamento da descrição do produto;
 
 
 
 Pronto! Os orçamentos são sempre respondidos por e-mail com agilidade. Você ainda tem alguma dúvida? Contate-nos.
 

Capa Notebook | Case Notebook Neoprene - Wellcon

Envie seu e-mail bvb06@yahoo.com.br e faça seu Orçamento da descrição do produto;
 
Pronto! Os orçamentos são sempre respondidos por e-mail bvb06@yahoo.com.br com agilidade. Você ainda tem alguma dúvida? Contate-nos.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Faça como a Wellcon faça Brindes em neoprene.

Case para Notebook

Porta Lata

Envie sua logomarca para fazermos uma cotação dos nossos produtos.

Envie seu e-mail bvb06@yahoo.com.br e faça seu Orçamento da descrição do produto;
 
Pronto! Os orçamentos são sempre respondidos por e-mail com agilidade. Você ainda tem alguma dúvida? Contate-nos.