segunda-feira, 11 de junho de 2012

Tecnologia Verde Rio+20

Selo Verde

Epeat

 
A ONG Green Eletronics Council criou um padrão de qualidade para certificar produtos que apresentem o menor consumo de energia possível e também redução de impacto sobre o meio ambiente na sua produção. Este selo chama-se Electronic Product Environmental Assessment Tool (ferramenta de avaliação ambiental de produtos) ou Epeat . Em seu site (clique aqui para acessar), é possível encontrar uma grande classificação de produtos eletrônicos ambientalmente responsáveis.
 

Google Preto

Blackle - o Google preto

Em janeiro de 2007 o blog ecoiron.blogspot.com publicou uma postagem afirmando que se a página inicial do Google – o site mais acessado do mundo – fosse preta ao invés de branca, seriam economizados no mundo todo em um ano 3 mil MWh (Megawatt hora), quantidade de energia suficiente para abastecer durante um mês uma cidade de 100 mil habitantes.
Baseando-se nisso, o pessoal do Heap Media criou um site de busca chamado Blackle, que utiliza o sistema Google para fazer pesquisas na internet. Clique para acessar o site e aqui para mais informações sobre o projeto.
 

Computadores ecológicos da Asus

Asus EcoBook

  Uma das primeiras iniciativas quanto ao material utilizado na confecção de notebooks foi tomada pela Asustek Computer, de Taiwan. A empresa apresentou no final de 2007 o Asus EcoBook, que apresenta bambu em seu revestimento. Segundo a empresa, o cultivo e a colheita do bambu é menos prejudicial à saúde da Terra do que a das madeiras convencionais, por isso este material foi escolhido.